MUNICÍPIOS

INSTITUTO DE PLANEJAMENTO DA PMF PROMOVE PASSEIO PELO CENTRO DE FORTALEZA.

A urbanista américo-canadense Jane Jacobs acreditava que as cidades são sistemas que possuem uma lógica e dinâmica própria e podem mudar com o passar do tempo. Jornalista e autora do livro “Morte e vida nas grandes cidades”, escrito na década de 1960,  destacou a importância dos moradores locais saberem qual a história de seus bairros e cidades. A partir da proposta da urbanista, a vice-prefeitura da Capital, em parceria com o Instituto de Planejamento de Fortaleza vai realizar o o primeiro “Passeio de Jane Jacobs no Centro de Fortaleza”.A iniciativa também conta ainda com o Grupo de Pesquisas de Imagem, Consumo e Pesquisas Urbana, da Universidade Federal do Ceará. (UFC). “Jane Jacobs, já em 1961, quando escreveu seu livro,  tinha uma visão  em perspectiva da vida nas cidades e a importância das pessoas no contexto urbanístico”, comenta o vice-prefeito e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista.Agendado para a primeira quinta-feira de maio, dia 5, às 10 horas, o evento local faz parte das ações ligadas ao programa Fortaleza Cidade Criativa, da Prefeitura de Fortaleza em parceria com a Unesco, e integra o movimento internacional denominado Jane’s Walk.Este movimento é realizado por meio de uma série de passeios a pé “pela vizinhança”. Inspirado na ativista Jacobs, que faleceu em 2006, as caminhadas são realizadas anualmente, desde 2007, durante o primeiro final de semana de Maio, coincidindo com o dia do seu aniversário.CentroO passeio de Jane, além de homenagear a ativista e urbanista, rcom as ações e os passeios nas cidades ao redor do mundo, busca evitar a destruição e  o abandono de bairros centrais e históricos.
É uma busca pela conscientização dos moradores e da população em geral sobre a importância da manutenção de características arquitetônicas, históricas e culturais. Além de recuperar as ruas como um espaço público de coexistência e encontro entre as pessoas.
Em Fortaleza, o evento gratuito tem previsão de uma hora e meia de duração e 1,6 km, passando por alguns pontos históricos no Centro da Cidade, culiminando na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará.
Com ajuda dos guias presentes, os participantes poderão conhecer mais da história de Fortaleza e como o bairro Centro se desenvolveu. O roteiro começa no Teatro Municipal São José, passando pelo Paço Municipal, Catedral da Sé, Passeio Público, indo até a Estação das Artes.
– NOTA: Um passeio pelo centro vem sendo feito em outros pontos turísticos do Centro , inclusive na Praça José de Alencar, Teatro José de Alencar, Museu e Centro Cultural Dragão do Mar .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *