SOCIEDADE

ASSEMBLEIA PROMOVE SESSÃO ESPECIAL PARA COMEMORAR DIA MUNDIAL DO AUTISMO.

Neste domingo, dia 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, que este ano completa 16 anos de criação pela Organização das Nações Unidas (ONU). A data é de grande importância para a Assembleia Legislativa do Ceará , que trabalha em conjunto com o Departamento de Saúde e Serviço Social – DSHs e o Núcleo de Responsabilidade Social , através do Centro de Inclusão e Desenvolvimento Infantil – CIADI – em busca da melhora de pacientes com TEA ( Transtorno do Espectro do Autismo), além de realizar trabalhos destinados ao público infantil e jovens com deficiência. A Semana de Conscientização do Autismo , será celebrada na ALECE com a realização de diversas ações., iniciando no dia 4 de abril, com uma sessão solene no Plenário 13 de maio, para homenagear pessoas e entidades que desenvolvem ações com os autistas. A proposta foi apresentada pela deputada Luana Ribeiro – (Cidadania,) Presidente da Comissão da Infância e Adolescência. No dia 3 de abril , a Comissão realiza uma audiência pública, as 9hs, para debater a temática do Autismo . No dia 5, haverá uma visita da Comissão da Infância da ALECE a Secretaria de Desporto e Juventude do município de Cascavel, para apresentar 3 projetos realizados naquela cidade: Piabinha , Recriarte, e o Aquela das Artes.SOBRE A DATA Falando um pouco mais sobre o Autismo e as formas de tratamento, o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que engloba dificuldades na comunicação e na socialização, comportamentos e interesses restritos e repetitivos, e é classificado como um espectro. O Autismo apresenta diferentes níveis de suporte.Nível 1: Pode apresentar dificuldades em situações sociais e comportamentos restritivos e repetitivos. Embora consigam se comunicar verbalmente, podem ter alguma dificuldade para manter uma conversa e fazer amigos. Precisam de pouco suporte para as atividades do dia a dia.Nível 2: Podem ou não se comunicar verbalmente, não fazem muito contato visual e muitas vezes não conseguem expressar suas emoções pela fala ou por meio de expressões faciais. Apresentam comportamentos restritivos e repetitivos, gostam de manter hábitos e a rotina, sentindo-se incomodados ou perturbados quando isso não acontece. Pode haver deficiência intelectual associada e precisam de um suporte moderado no dia a dia. Nível 3: Muitos não falam ou usam poucas palavras para se comunicar. Apresentam comportamentos restritivos e repetitivos, não costumam lidar bem com eventos inesperados e podem não responder a determinados estímulos sensoriais. Precisam de muito suporte para as atividades do dia a dia. Podendo ser diagnosticada ainda na infância, por meio da Atenção Primária à Saúde (APS), durante as consultas para o acompanhamento do desenvolvimento infantil, os principais sintomas do autismo são: Dificuldades sociais e de comunicação, como iniciar uma interação social, dificuldade em demonstrar emoções, prefere ficar sozinho, pouco contato visual, não entende linguagem corporal ou facial e possui interesses restritos e repetitivos como: Ecolalia (repetição da fala do outro), rigidez de pensamento, interesse extremo ou restrito a um assunto/objeto e repetições motoras ou vocais. As manifestações desses sintomas variam de criança para criança, dependendo do nível de suporte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *