7 parlamentares entre os “ cabeças” do Congresso Nacional
Ceará tem sete parlamentares entre os “cabeças” do Congresso Nacional
Publicado em 11 de julho de 2025
Segundo o DIAP, os parlamentares se destacam pela capacidade de conduzir debates, negociações, votações e articulações políticas

Cúpulas são traço marcante do Palácio do Congresso Nacional (Foto: Antônio Cruz/ Agência Brasil)
O Ceará conta com 7 deputados entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional. O levantamento, divulgado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), destaca os parlamentares mais influentes com base na atuação na Câmara dos Deputados e no Senado.
O DIAP destaca deputados e senadores com capacidade de liderar debates, conduzir negociações, articular votações e formular propostas legislativas de impacto no Congresso Nacional.
Também são reconhecidos pelo domínio do conteúdo, senso de oportunidade, leitura estratégica da realidade e, principalmente, pela habilidade de formular propostas, estruturar posições e influenciar o centro do debate, liderando decisões no Congresso.
Confira os cearenses entre os 100 “Cabeças” do Congresso Nacional em ordem alfabética:
André Figueiredo (PDT)
Danilo Forte (União Brasil)
Domingos Neto (PSD)
Eunício Oliveira (MDB)
José Guimarães (PT)
Luiz Gastão (PSD)
Moses Rodrigues (União Brasil)







O levantamento, que considera o desempenho dos parlamentares no primeiro semestre de 2025, inclui apenas aqueles que estavam no exercício pleno do mandato durante o período avaliado.
