DIVERSOS

JEF Calçados anuncia fábrica em Baturité com 300 empregos na implantação

O Ceará é o maior produtor de calçados do País e foi a segunda unidade da federação que mais se recuperou no volume de fabricação após a pandemia

A fábrica da JEF Calçados vai se instalar em Baturité, a 98,24 km de Fortaleza, com perspectiva de gerar 300 empregos na fase de implantação. O anúncio do acordo para o novo empreendimento no Ceará foi realizado pelo governador do Estado, Elmano de Freitas (PT), que, inclusive, é natural do município. 
A empresa é dos irmãos cearenses Hugo e Guilherme Quinderé terá, está há 10 anos no mercado, mas agora que terá a primeira planta fabril cearense. Neste tempo, possuíam uma unidade em São Paulo.
“Somos cearenses e queríamos fazer essa reapropriação da fábrica para o Ceará”, disse o sócio-proprietário Guilherme Quinderé.  “É muito importante para o nosso povo a instalação dessa empresa em Baturité, pois vai gerar oportunidade e emprego para o nosso povo. São dois cearenses investindo no Ceará, e isso muito nos orgulha. Mais investimento para o nosso Estado, mais emprego e mais oportunidade”, complementou o governador. Sobre a tomada de decisão pelo Maciço de Baturité, os sócios detalharam que visaram a logística e a mão de obra qualificada. “Além disso, o arranjo produtivo e o histórico da produção de calçados dentro do Ceará, nos motivou ainda mais a trazer a JEF Calçados para cá”, acrescentou Guilherme.
Situação do setor de calçados no CearáO Ceará é o maior produtor de calçados do País e foi a segunda unidade da federação que mais se recuperou no volume de fabricação após a pandemia. Frente a 2019, o Estado cresceu 1,2 ponto percentual (p.p.), atrás apenas de Minas Gerais (1,8 p.p.).A análise consta no Relatório Indústria de Calçados, divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), durante a 4ª edição da BF Show, principal feira do setor no País, em maio de 2025.
Além disso, em relação ao volume total produzido, o Ceará continua sendo destaque e atingiu a casa dos 226 milhões de pares fabricados em 2024. O número é maior do que o registrado em 2023 (224,9 milhões) e corresponde a mais de 24% da produção nacional. Dados Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), ainda evidenciam que o segmento 69 mil empregos no ano passado. Segundo o órgão, em valores, o Estado também ocupou a segunda posição ao analisar o ranking das exportações calçadistas brasileiras em 2024, com US$ 199,3 milhões, representando 20,4% do total das vendas para fora do Brasil.
Atualmente, os polos destacados na fabricação de calçados ficam nos municípios de Sobral (68%), Fortaleza (13,3%), Quixadá (9,8%) e Juazeiro do Norte (8,2%), ordenados por volume de produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *