Gestores e Secretários são reconhecidos pelas, Boas Práticas de Gestão na Assistência Social
A Secretária de Direitos Humanos do Ceará, Socorro França recebeu ontem,6, durante sessão na Assembleia Legislativa, o Troféu Direitos Humanos, das mãos do deputado Sérgio Aguiar( PSB), autor da sessão que homenageou as Boas Práticas de Gestão na Assistência Social. Socorro França que representou o governador Elmano de Freitas, lembrou o direito dos idosos, cuja data é comemorada neste mês de outubro e pediu um orçamento definido para a assistência socia, que conta com menos de 1%. Durante a sessão foram homenageadas também a Secretária de Proteção Social, Jade Romero, que coordena a nível estadual os programas socioassistenciais, a 1a dama do Estado, Lia de Freitas, pela coordenação do programa Ceará Sem Fome, a primeira dama de Fortaleza, Cristiane Leitão, pela coordenação do Programa Fortaleza Inclusiva e o presidente da Camara Municipal de Fortaleza, vereador Léo Couto, pela implantação do Espaço Evoluir, que atende crianças e adolescentes com TEA e Síndrome de Down.
A sessão contou com a presença dos deputados Simão Pedro, Guilherme Bismarck, Pedro Gomes, Marcos Sobreira, todos enalteceram a importância da assistência social como política pública, que deve ser feita com responsabilidade e planejamento, a fim de que possa atingir o maior número de pessoas que necessitam dos serviços do SUAS.
Vinte e cinco municípios receberam um Certificado de reconhecimento às Boas Práticas de Gestão da Assembleia Legislativa, e as secretárias de assistência Social e os Amigos dos Municípios, receberam Certificados da editora da Revista Ceará e Municipios, jornalista Silvana Frota, idealizadora da comenda que completou 29 anos.
O prefeito de Baturité, Heberly Mota e a sua esposa Ynara Mota, prefeita de Guaramiranga, disseram que esse tipo de homenagem estimula ainda mais os gestores a investirem na assistência social das pessoas em estado de vulnerabilidade e também nas equipes de trabalho, que devem estar cada vez mais capacitadas para atingir os objetivos.
O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, que estava acompanhado da Secretaria de Assistência Social, Izaura Gomes, dividiu o prêmio com a sua equipe, e trouxe para receber o Certificado de Amigo do Município, o Diretor do Iprede, Dr. Sulivan Mota, que implantou um núcleo do Iprede naquela cidade, atendendo de forma prioritária as pessoas neurodivergentes.
Além dos prefeitos de Baturité, Guaramiranga e Quixadá, estiveram
presentes ao evento, os prefeitos de Maranguape, Morada Nova, Ibiapina, Redenção, Orós, São Benedito, Iguatu. Os demais municípios foram representados pelos seus secretários de assistência social como Tauá, Horizonte,Beberibe, Aracati, Nova Russas, Caucaia,Aquiraz e Pacatuba.
Esse ano, os principais programas municipais estão voltados para a criação da Casa da Mulher, especialmente para a defesa e contra a violência doméstica, programas de inclusão social para crianças e adolescentes com TEA e Síndrome de Down, ampliação dos investimentos em equipamentos socioassitenciais, maior apoio a primeira infância e aos idosos, inclusive com atendimento domiciliar, combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, programas que promovem o empreendedorismo e a geração de renda, oferta de moradia digna, enfim, políticas públicas que estão transformando vidas.
A sessão solene de homenagens requerida pelo deputado Sérgio Aguiar, foi subscrita pelos deputados Guilherme Landim, Firmo Camurça, Jô Farias,
Lucinildo Frota, Pedro Matos e Guilherme Bismarck.
Municipios homenageados : Aracati, Aquiraz, Beberibe, Baturité, Brejo Santo, Caucaia, Camocim, Fortaleza, Guaramiranga, Ibiapina, Iguatu, Horizonte, Morada Nova, Maranguape, Massapê, Nova Russas, Orós, Quixadá, Redenção, Pacatuba, São Benedito, Tauá.
Na lista dos homenageados como Amigo dos Municipios, a vice – governadora Jade Romero, a senadora Augusta Brito, a vice- prefeita de Fortaleza, Gabriella Aguiar, o Presidente do Iprede, Dr Sulivan Mota e vários deputados estaduais e federais.
O troféu em forma de jangada, feito de acrílico e com base de mármore, representa a bravura do povo cearense e é o símbolo da Revista Ceará e Municípios.


























