EMPREENDEDORISMOMUNICÍPIOSPOLÍTICA

Jornalista Silvana Frota comemora 25 anos de sua revista com lançamento do Guia dos Municípios

O Jornal do Comércio do Ceará entrevista nessa edição, com exclusividade, a jornalista Silvana Frota. São 43 anos de jornalismo com atuação em várias áreas: jornal, rádio, assessoria de imprensa, televisão e revista. Esse ano, a sua Revista Ceará e Municípios, completa 25 anos, com o lançamento de uma edição especial: o Guia dos Municípios.

Confira nossa entrevista com a jornalista Silvana Frota

Silvana Frota atua há 43 anos como jornalista

JCC- Quem é Silvana Frota
Silvana Frota – Uma mulher trabalhosa porque é sincera demais, mas trabalhadora, inquieta, virginiana, do dia 7 de setembro, motivada, que gosta de criar e não tem medo de enfrentar as adversidades que não são poucas, diga-se de passagem.

Silvana Frota ladeada pela famlia: Italo( esposo), filhos Edson e Carmem com as netinhas Aisha e Leticia)

JCC- A Família
Silvana Frota – Meu porto seguro. Tenho dois filhos Carmem, cerimonialista e comunicadora como eu que me deu duas lindas e amadas netinhas – Aisha e Leticia; e Edson, que é especial, mas hoje é nosso grande companheiro de todas as horas – meu e do Italo (esposo há 45 anos)

JCC- Há quanto tempo atua como jornalista e como se deu sua identificação com o municipalismo?
Silvana Frota – Me formei pela UFC, tive o privilégio de ter excelentes professores como Adisia Sá, Tancredo Carvalho, Ivonete Maia. Nossa turma ainda hoje se reúne sob a liderança da Ana Leitão e do Joca. Meu primeiro estágio foi no Jornal O POVO, onde passei a trabalhar e fiquei durante 12 anos; chegando a ser Chefe da Sucursal em Sobral, tive uma coluna durante vários anos. Nascida em Reriutaba – CE, logo me identifiquei com as pautas do municipalismo e, a partir daquele momento, já se vão 43 anos. Fiz também especialização em Marketing Político.

Entrevistando a Presidente do Movimento das Mulheres do Legislativo Cearense, Dra. Cristiane Leitão

JCC – Você se considera uma jornalista multiprofissional?
Silvana Frota – Pode ser. Afinal, a minha inquietude nunca me fez ter só um trabalho. Passei por muitas Assessorias de Imprensa a começar pela UVA e Embrapa, em Sobral, depois Assembleia Legislativa, Secretaria Estadual de Administração, Fórum Clovis Beviláqua. Tribunal de Justiça, FAEC. Jornal: passei pelo O Povo e Tribuna do Ceará; Rádio: Tupinambá e O POVO AM. Até que criei a Revista Municípios do Ceará (hoje Ceará e Municípios), meu grande xodó com 25 anos de existência.

JCC- A Revista Ceará e Municípios só foca nos municípios?
Silvana Frota – O foco é o municipalismo, mas ela envolve outras áreas como Política, Economia, Turismo, Educação, Social e ultimamente, introduzimos duas novas seções: Agronegócio e Saúde. Já publicamos também 10 Guias Turísticos bilíngue. Me especializei em Guias. Já editamos vários, entre eles, dos parlamentares e dos municípios. Nessa pandemia me reinventei e a Revista agora é digital.

JCC- Silvana Frota escritora. Quantos livros já publicados?
Silvana Frota – Meu primeiro livro foi sobre minha cidade – De Santa Cruz a Reriutaba, em 1989, lançado no Náutico e no Rio de Janeiro. Depois vieram – Reriutaba Ontem e Hoje, e dois de memórias: Meus pais: duas histórias de trabalho e dedicação e 40 anos de jornalismo. Recentemente, a convite da FAEC, coordenei um livro sobre os 25 anos do Agropacto.

JCC- Experiência na TV
Silvana Frota – A convite da Faculdade Grande Fortaleza – FGF que montou uma TV educativa, produzi e apresentei durante seis anos o Programa “Boas Práticas de Gestão” Foi mais um aprendizado que devo muito ao professor Jonas Luís da Silva de Icapuí, um ser humano incrível e muito culto. Depois, com a inauguração da TV Assembleia, estreamos o programa “Mulheres no Parlamento”, na gestão do presidente deputado Roberto Claudio. Esse ano, completo 10 anos de programa, com um quadro interessante chamado” Conversa de Mulher” focando em temas diversificados de preferência, os que mais atingem ao público feminino e outro quadro
“O que elas fazem no Parlamento”, com as ações das parlamentares da Casa, das Câmaras e servidoras. Durante esse período da pandemia fizemos mais de 20 programas de casa, com a temática da Covid-19. É outra área que tenho me dedicado muito.

JCC- Sobre a mais nova edição da Revista: o Guia dos Municípios
Silvana Frota – Esse Guia já está na 9ª edição e sempre faço a cada 4 anos, quando mudam as gestões municipais. O objetivo dele não é só mostrar a cara dos novos gestores, mas levar informação atualizada, os indicadores socioeconômicos, políticos e culturais dos 184 municípios, que servem de pesquisa e até de prospecção para políticas públicas. Nesse trabalho que é inédito, trazemos também as mudanças ocorridas nas casas legislativas e no governo do Estado, nos Tribunais e nas Associações ligadas aos municípios.

JCC- A participação em Clubes de Serviço e Associações?
Silvana Frota – Já participamos (eu e Italo) por vários anos do Lions Clube de Sobral, Rotary Clube de Fortaleza e agora, retornamos ao Lions, através do Clube Fortaleza Iracema, a convite da companheira Elia Farias e seu esposo Barbosa. Sempre gostei de exercitar esse lado do Servir, me sinto feliz em poder ajudar alguém. Participo também da Associação de Líderes e Lojistas Femininas – Alfe, onde atuo como Diretora de Comunicação e colaboro na divulgação das ações da entidade. Somos ainda sócia da Academia Cearense de Turismo e do Skal Internacional de Fortaleza, dada a nossa atuação como jornalista na área do turismo. Fomos convidadas a integrar também a Academia Municipalista de Letras.

JCC- Faria tudo de novo?
Silvana Frota – Sim, claro. Me identifiquei com a profissão de jornalista apesar de hoje estar muito conturbada. Digo sempre que se você fizer o que gosta, você se realiza e não vê seu trabalho como um fardo pesado e sim, como uma realização.

Link da entrevista: https://jcce.com.br/jornalista-silvana-frota-comemora-25-anos-de-sua-revista-com-lancamento-do-guia-dos-municipios/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *