Inesp lança livro sobre 50 Anos da Diocese de Itapipoca.
A obra “Uma História para Contar – casos e causos nestes 50 anos de criação da Diocese de Itapipoca sob a visão do autor,” será lançada nesta sexta-feira (12/03), às 15 horas, pela plataforma zoom (através do link https://zoom.us/j/91616520445?pwd=Q3cvK3B6bW1oTWNBV2RVQm9QaTR T09, com senha de acesso: 373585). O livro é de autoria de José Evandro de Sousa e a iniciativa é da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do seu Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp).
A ação faz parte das atividades do Instituto, nesse período de trabalho remoto e comemora os 50 anos da Diocese de Itapipoca, que será celebrado no próximo dia 13. O lançamento conta com a parceria da prefeitura de Itapipoca e com a Diocese do município.
A solenidade contará com a participação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), do prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro (PT), além do bispo da Diocese de Itapipoca, Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, e do diretor executivo do Inesp, professor Dr. João Milton Cunha de Miranda. O livro será apresentado pelo bispo emérito da Diocese de Itapipoca, Dom Antônio Roberto Cavuto. A mediação ficará por conta da jornalista e assessora de comunicação do Inesp, Luzia Rolim.
Sobre a obra
A publicação conta a história da criação da Diocese de Itapipoca – sob a ótica do autor – que teve seu início, em 1971, e mostra as dificuldades da época: infraestrutura, número reduzido de padres, via de acesso inadequado às paróquias e situação financeira, dentre tantas outras. É uma obra que tem como objetivo mostrar a riqueza de valores, lutas, batalhas, conquistas e vitórias em todas essas décadas na Diocese do município e, também, deixar como registro para as novas gerações, boa parte da caminhada e os esforços de suas Excelências Reverendíssimas, os senhores bispos.
O livro é dividido em capítulos que falam sobre o autor, José Evando de Sousa, sobre Dom Paulo Eduardo de Andrade Ponte, a eleição e nomeação de Dom Benedito Francisco de Albuquerque e Dom Frei Antônio Roberto Cavuto.
Para o diretor executivo do Inesp, João Milton Cunha de Miranda, a publicação engrandece o parlamento e reforça o papel do Instituto de assessorar a Assembleia Legislativa, por meio de pesquisas, monitoramento e acompanhamento das políticas públicas do Estado. “Este trabalho é uma fonte de pesquisa que colabora para o trabalho parlamentar, pois mostra a riqueza de valores, lutas, conquistas na Diocese e, também, é um registro para as novas gerações,” afirma.
Da Assessoria de Imprensa do Inesp