BLOG

PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO DEBATE O ASSÉDIO.

MORAL E A IMPORTUNAÇĀO SEXUAL 

O ASSÈDIO MORAL E  A  IMPORTUNAÇĀO  SEXUAL DE MULHERES ERAM ASSUNTOS  QUE ATÉ BEM POUCO TEMPO ERAM CONSIDERADOS  UM GRANDE TABU PELA SOCIEDADE. DESDE 2018  PASSOU A SER CRIMINALIZADO PELA JUSTICA. SEMANA PASSADA UM CASO CHAMOU A ATENCĀO NO EGITO, QUANDO UM MÉDICO BRASILEIRO ELOGIOU UMA VENDEDORA EGIPICIA, DIVULGOU O VIDEO SEM O CONSENTIMENTO DELA QUASE FOI  PRESO E TEVE QUE PEDIR DESCULPAS.   OUTRO  CASO  ACONTECEU RECENTEMENTE , ENVOLVENDO O PRESIDENTE  DA CBF,  ACUSADO DE ASSEDIAR UMA FUNCIONÀRIA  E FOI AFASTADO DO CARGO.

EM 2020, 1.829 pessoas foram vítimas de crimes sexuais no Ceará. O número representa uma média de cinco vítimas a cada dia do ano E SEGUNDO  a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) mostram que setembro foi o mês mais violento em relação aos crimes sexuais, com 198 queixas.  

EXISTEM VÀRIAS  FORMAS E TIPOS  DE  ASSÈDIO  MORAL E  SEXUAL : OS MAIS COMUNS ACONTECEM  NO TRABALHO , NAS RUAS ,DENTRO DE ONIBUS  E podem configurar outros crimes além da importunação. Quando há ofensas verbais, por exemplo, fica caracterizado o crime de INJÚRIA ,  gerando um dever de indenização. SE HOUVER  ASSEDIO COM CONTATO FISICO , O MESMO PODE SER CONSIDERADO ESTUPRO. 

VISANDO TORNAR O TEMA ASSÉDIO MORAL E SEXUAL MAIS TRANSPARENTE , O PROGRAMA MULHERES  NO PARLAMENTO SE ASSOCIA A PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER DA ASSSEMBLEIA LEGISLATIVA  E TRAZ  PARA  O DEBATE DE UMA FORMA MUITO ABERTA,  ATÉ PARA QUE OS HOMENS POSSAM  ENTENDER MELHOR E COMO DEVEM SE COMPORTAR – QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS  E ATÉ  COMO PREVENIR ESSES FATOS. 

NO QUADRO CONVERSA DE MULHER TEMOS  A PARTICIPAÇĀO DA  PRESIDENTE DO TRIBUNAL  DE JUSTICA, DESEMBARGADORA MARIA  NAILDE PINHEIRO, TRAZENDO OS DETALHES  SOBRE A COMISSĀO  DE PREVENÇĀO AO ASSÈDIO  MORAL E DISCRIMINAÇĀO  QUE ELA IMPLANTOU NO TJCE, A PARTICIPAÇĀO  DA    DEFENSORA PUBLICA JERITZA LOPES,  , COORDENADORA DO NUCLEO DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – NUDEM , FAZENDO AS DIFERENCAS ENYRE ASSEDIO MORAL, IMPORTUNAÇĀO SEXUAL E AINDA SOBRE AS MODALIDADES DE ESTUPRO, O CORRETIVO E O COLETIVO .  PARTICIPAM AINDA AS     ADVOGADAS  RAQUEL ANDRADE E TARRARA  RODRIGUES, ESPECIALISTAS EM DIREITO PENAL  E DIREITOS DAS MULHERES  DA PROCURADORIA ESPECIAL DA MULHER DA ASSEMBLEIA. AS DUAS ESTĀO ENVOLVIDAS NO PROJETO DA PROCURADORIA DA MULHER, QUE  TODA SEXTA- FEIRA  ESTÀ PROMOVENDO UMA LIVE COM TEMAS VOLTADOS PARA OS DIREITOS DAS MULHERES.   . 

NO SEGUNDO BLOCO DO PROGRAMA VAMOS TRAZER OS DETALHES DA  INAUGURAÇĀO DO NÚCLEO  DE RESPONSABILIDADE SOCIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, OS OBJETIVOS E AS METAS QUE CULMINOU COM  A ASSINATURA DA ADESĀO AO PACTO GLOBAL DA ONU COM  OS OBJETIVOS DO NOVO MILÊNIO, QUE PRETENDE REDUZIR A POBREZA E A DESIGUALDADE NO MUNDO. O NÚCLEO  DE RESPONSABILIDADE  SOCIAL, FOI UMA INICIATIVA DA PRIMEIRA DAMA DO LEGISLATIVO CEARENSE, CRISTIANE LEITĀO  E VAI ATUAR JUNTO A POPULAÇĀO DO ENTORNO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.  A COORDENADORA DO NÚCLEO , LUANA BRASILEIRO, DISSE QUE  VAI APRESENTAR ATÉ  O FINAL DO ANO, O PORTFÓLIO   DAS AÇŌES DESENVOLVIDAS . 

O PROGRAMA VAI AO AR NESTE  DOMINGO AS 18 hs, COM REPRISE NA QUINTA- FEIRA   AS 20HS 30 MINUTOs COM PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DA JORNALISTA SILVANA FROTA E EDIÇÃO DE SAMUEL CAMPOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *