CEARÃ CONQUISTA SELO OURO DO COMPROMISSO COM A ALFABETIZAÇÃO 2024
Ceará e Fortaleza conquistam Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização 2024
Publicado em 6 de dezembro de 2024
Município de Fortaleza também foi premiado com ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2024 (Foto: Divulgação/SME- Fortaleza)
O Ceará conquistou a categoria ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, reconhecimento do Governo Federal aos esforços dos estados e municípios para assegurar o direito à alfabetização em todo o país. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), nesta quinta-feira (5). A honraria certificou, ainda, 150 municípios cearenses com o Selo Ouro, 12 com o Selo Prata e seis com o Selo Bronze.
Redução de desigualdades
“Além de valorizar os esforços da gestão pública comprometida com a alfabetização, o Selo tem o objetivo de reduzir as desigualdades e disseminar as boas práticas em território nacional. Estados e municípios de todo o país puderam participar do processo avaliativo, que reconhece os entes públicos em três categorias: ouro, prata e bronze”, reforçou a Pasta da Educação.
Pré-requisito
Políticas públicas como a formação de educadores e a elaboração de materiais didáticos complementares, alinhados ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, foram critérios observados para a concessão do Selo, que é pré-requisito para a participação em um Prêmio Nacional, a ser realizado pelo MEC em 2025.
A secretária Estadual de Educação, Eliana Estrela, comemorou o resultado obtido pelo Ceará e enalteceu o empenho das gestões municipais para a conquista. “A obtenção do Selo reflete o sucesso do regime de colaboração cearense, mantido entre o estado e os 184 municípios. Juntos, estamos construindo um futuro mais promissor para nossas crianças”, considerou.
Fortaleza
O município de Fortaleza, também foi premiado com ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização 2024. De acordo com dados do Spaece 2023 (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará), que fornece subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, 93,9% das crianças do 2º ano são alfabetizadas na idade certa na Capital.
Números positivos
Segundo levantamento anual do MEC, Fortaleza lidera, entre as capitais brasileiras, com 74,03% de alfabetização na idade certa. “Esse reconhecimento reforça nosso trabalho dedicado para garantir uma educação pública de qualidade que transforma vidas. É o resultado de um empenho coletivo, que une o esforço dos profissionais da educação e o apoio essencial das famílias”, comemorou o prefeito, José Sarto.