PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO DISCUTE EMPODERAMENTO FEMININO PELO MICROCRÉDITO.
POR QUE SERÁ QUE AS MULHERES SÃO MAIS EMPREENDEDORAS DO QUE OS HOMENS? ALÉM DE MAIS EMPREENDEDORAS, ELAS SÃO TAMBÉM MELHORES PAGADORASO EMPREENDEDORISMO FEMININO CHEGOU A 3O MILHÕES DE BRASILEIRAS E VEM TRANSFORMANDO AS RELAÇÕES SOCIAIS. QUANDO AS MULHERES ALCANÇAM AUTONOMIA FINANCEIRA, NÃO PRECISAM MAIS SE SUBMETER A RELACIONAMENTOS ABUSIVOS.
O TEMA DO PROGRAMA DESSA SEMANA É O EMPODERAMENTO FEMININO NO EMPREENDEDORISMO VIA MICROCRÉDITO .
Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mostram que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que, em 2018, elas já eram 34% dos “donos de negócio. No Período da pandemia esse número cresceu 40% .
PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO, NÓS CONVIDAMOS UMA DAS MAIORES ESPECIALISTAS NO ASSUNTO , A DRA SILVANA PARENTE, ECONOMISTA, MESTRE EM ECONOMIA RURAL E ESPECIALISTA E MICROFINANÇAS PELA UNIVERSIDADE DE HARVARD. ATUALMENTE ESTÁ COMO DIRETORA DE ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO- ADECE .ELA TEM UMA LONGA TRAJETÓRIA EM MICROCRÉDITO A PARTIR DO BANCO DO NORDESTE E VAI NOS TRAZER OS DETALHES SOBRE UM NOVO PROGRAMA LANÇADO PELO GOVERNO DO ESTADO- O CEARÁ CREDI , QUE VAI INJETAR INICIALMENTE, 100 MILHÕES NA ECONOMIA CEARENSE E OFERECE ALÉM DO CRÉDITO A CAPACITAÇÃO E O ACOMPANHAMENTO , ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO.AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA ESTÃO ABERTAS A PARTIR DO DIA 20 DE MAIO E BENEFICIARÁ TAMBÉM MULHERES EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL E ENCAMINHADAS PELA CASA DA MULHER BRASILEIRA. OS EMPRÉSTIMOS VÃO DE R$500 a R$ 15mil REAIS E O AVAL É SOLIDÁRIO, OU SEJA SE DÁ ENTRE GRUPOS DE MICROEMPREENDEDORES. ESTE ANO, DEVIDO A PANDEMIA O GOVERNADOR CAMILO DISPENSOU OS JUROS.SEGUNDO SILVANA PARENTE, A EXPECTATIVA É ATENDER A 36 MIL EMPREENDEDORES E QUE ESTÃO SENDO IMPLANTADOS 36 POSTOS DE ATENDIMENTO E CONTRATADOS 96 AGENTES DE DESENVOLVIMENTO EM TODO O ESTADO.PARA SILVANA PARENTE AS MULHERES INSPIRAM CONFIANÇA, RESPONSABILIDADE COM A FAMÍLIA, SÃO MAIS DEDICADAS E MAIS ESTUDIOSAS , POR ISSO FAZEM PARTE DO PÚBLICO- ALVO DO CEARÁ CREDI.
NA SEQUENCIA DO PROGRAMA, O SECRETARIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA PREFEITURA DE FORTALEZA, RODRIGO NOGUEIRA, FALA DO PROJETO MULHERES EMPREENDEDORAS .
E PARA COMPLETAR AS INFORMAÇÕES A JORNALISTA SILVANA FROTA, PRODUTORA E APRESENTADORA DO PROGRAMA CONVERSOU TAMBÉM COM A DOUTORA EM DIREITO CONSTITUCIONAL NAS RELAÇÕES ECONÔMICAS, ELIA DA COSTA FARIAS , QUE PUBLICOU UM LIVRO , INTITULADO ” RECURSOS PÚBLICOS E MICROCRÉDITO” , RESULTADO DE SUA TESE DE DOUTORADO NA UNIFOR. ELIA COSTA , ALÉM DE MESTRE EM DIREITO CONSTITUCIONAL É Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Ceará-UFC e Bacharela em Letras Portugues×Francês pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Foi assessora de Desembargador na Corregedoria e no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Professora de disciplinas de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e empresarial.ELA INICIA FALANDO DO SEU LIVRO E SOBRE A ORIGEM DO MICROCRÉDITO QUE INCLUSIVE TEM A MULHER COMO PROTAGONISTA DESSA HISTÓRIA, NA CIDADE DE BANGLADESH. COMENTA AINDA SOBRE O TÍTULO DA OBRA: ” RECURSOS PÚBLICOS E MICROCRÉDITO” , NOS FAZENDO REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO APOIO GOVERNAMENTAL A ESTA FAIXA DA POPULAÇÃO , MAS TAMBÉM DA IMPORTÂNCIA DE FAZER UM ACOMPANHAMENTO ” NÃO SOMENTE DAR O PEIXE, MAS ENSINAR A PESCAR “.
SEU LIVRO TEM 5 CAPÍTULOS E 360 PÁGINAS. O PRIMEIRO CAPITULO TRATA DO QUE É O MICROCRÉDITO COMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO SOCIAL. ELA, FEZ TAMBÉM UMA ANÁLISE SOBRE A SITUAÇÃO DO MICROCRÉDITO EM ALGUNS PAÍSES DA AMÉRICA DO SUL E OPINOU SOBRE PROJETO CEARÁ CREDI LANÇADO PELO GOVERNO DO ESTADO COMO MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA AS MULHERES SE LANÇAREM COMO EMPREENDEDORAS OU AMPLIAREM SEUS NEGÓCIOS .ELA ELOGIOU A CRIAÇÃO BÔNUS POR ADIMPLÊNCIA CONCEDIDO PELO CEARÁ CREDI QUE VAI PARA UMA CONTA POUPANÇA, CRIANDO A CULTURA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA.
SERVIÇO Programa MULHERES NO PARLAMENTO , vai ai ar nesta quinta- feira às 20h30 min com reprise no domingo, às 18 Hs, pela TV Assembleia, canal 31.2 e canais por assinatura. Produção e Apresentação: jornalista Silvana Frota